Cães Pequenos

Cães de pequeno porte estão acostumados com tratamento especial. Seus donos os tratam como verdadeiras joias, ou mesmo, como bebês.

Eles simplesmente deixam de ser cães, mas também não passam a ser gente é claro. E esse é um dos motivos dos problemas de seus donos. Os cães costumam conhecer seus donos muito melhor do que seus donos os conhecem, e dessa forma fica muito fácil saber que tipo de “chantagem” ou “charme” podem usar pra conseguir o que querem.

Assim os cães de pequeno porte aprenderam a manipular seus proprietários por gerações. Os “mimos” que dão um certo prazer aos donos desses cães e principalmente aos cães é claro, acabam criando uma série de problemas de comportamento nesses pequenos animais e por por fim os donos que deram os maus costumes, “mimos”, passam a ter dificuldades com as consequências criadas pelos agrados excessivos.

Sofre o cão, pois quando um cão deixa de ser o que é ele não se entende mais e torna-se confuso e por fim, em alguns casos acaba sendo abandonado pelo mesmo dono que o mimou. Mudando de casa ou de dono sofre demais.


O comportamento deles fica tão distorcido a ponto de ocorrerem acidentes, envolvendo mordidas, ou conflitos como ordens de despejo, por conta de barulhos excessivos, “LATIDOS”, e nós sabemos que quanto menor o cão mais estridente é o latidinho.
Assim, descontente com hábitos ruins e às vezes até com o comportamento agressivo do mesmo, os proprietários procuram um profissional, um adestrador de cães, para resolver o que anos de uma criação equivocada causou.


Treinar um cão de pequeno porte requer a atenção e muita colaboração de seu proprietário visto que usar recompensas comestíveis para o treinamento é uma solução lateral.

Particularmente entendo que o treinamento deve se basear em respeito e deve ser recompensado com carinho, a recompensa comestível me parece uma espécie de suborno. Recompensa comestível para reforçar algo importante ou para atrair o cão é utilizável mas tal pratica deve ser assistida por um profissional para que não ocorra nenhuma distorção ou mal entendimento por parte do cão,a recompensa deve ser entregue no momento certo.

Por exemplo se você deseja ensinar seu cão a fazer as necessidades em um só local e simplesmente oferece a recompensa comestível após ele fazer um xixi, ele bem pode entender que recebeu por fazer e não por fazer naquele local. Então ao invés de fazer na área de serviço ele faz na sua frente na sala, afinal você não está na área de serviço e não pode dar a recompensa.

É importante cuidar também da saúde mental dos nossos cães, passeios regulares são necessários, essa história de “cachorro de apartamento” é conversa, não existe cão que possa ou deva ficar confinado em espaços pequenos.

Mesmo que esse espaço seja grande ou pareça ser o suficiente, todos os cães precisam de passeios regulares, o que quer dizer diários e mesmo os menores cães não devem dar somente uma volta no quarteirão para fazer suas necessidades.

Conforme o tamanho do cão deve ser determinado a extensão do passeio, cães maiores, maiores distâncias devem ser percorridas. Antes de comprar um cão, ou de levá-lo para casa, pense nas necessidades desse cão, sempre pense nele primeiro.

Sobe