Adestramento

O adestramento básico consiste em: “ANDAR JUNTO”, “SENTAR”, “ FICAR”, “DEITAR”, e “VIR” quando chamado. A ideia é ter um cão que atenda seu comando prontamente, e que seja assim em qualquer lugar, independente de barulhos ou qualquer tipo de distração causada por pessoas ou animais. Sempre lembrando que o adestramento é um processo e não algo que se ensina ao cão separadamente, seu cão pode saber sentar-se ou deitar-se e mesmo assim não ser um cão adestrado.

Além dos movimentos é um padrão de comportamento, é o que dá ao condutor ou seu dono o controle necessário para evitar um acidente ou mesmo para executar determinada função, como cães de guarda ou mesmo cães cujo trabalho é ser a companhia de seu dono.

Andar Junto:
Comando: “Junto”
Descrição: Andar junto obedece um padrão de linha reta, dessa forma o cão passa a andar sempre do lado esquerdo de seu condutor seja qual for a movimentação do mesmo, o cão sempre estara do seu lado esquerdo.

Isso faz com que o cão se corrija sempre que houver um erro em sua marcha, ou apenas para tornar a locomoção do seu condutor mais confortável.

Sentar:
Comando: “Senta” ou “Sit”
Descrição: O cão deve sentar-se do lado esquerdo do condutor sempre que o mesmo parar sua marcha, isso sem que seja necessário receber o comando. Quando o cão é chamado, ele deve se dirigir a parte frontal do condutor ou dono e sentar-se, também sem que seja necessário o comando, a grande verdade é que o comando é como se fosse um lembrete e faz parte do aprendizado e não do comportamento do cão no cotidiano, não vai ser algo que ele ouça com frequência, vez por outra após ter recebido o comando para deitar-se.

Deitar:
Comando: “Deita” ou “Down”
Descrição: O cnter as pernas traseiras juntas e o quadril alinhado com o resto do tronco.

Ficar:ão deve deitar-se, de forma reta partindo da posição de sentado ele deve apenas baixar-se flexionando as pernas dianteiras e ma
Comando: “Fica” ou “Stay”
Descrição: Estando sentado ou deitado, o cão deve permanecer na mesma posição até que o condutor ou dono o tire do lugar. O condutor pode caminhar até o mesmo e sair em nova marcha ou pode chamá-lo, para que o cão ande em sua direção.

Aqui:
Comando: “Aqui” ou “Here”
Descrição: Após ter deixado o cão em algum lugar ou ter dado uma série de ordens à distância, o condutor chama o cão e o mesmo se dirige a sua frente e senta-se aguardando uma nova ordem.

*Adestramento não deve ser confundido com a educação do cão, coisas do tipo não roer móveis ou sapatos de seu dono, bem como fazer suas necessidades em um só lugar, quando o cão vive em apartamento ou para a comodidade de seu dono. Tais coisas também são importantes e podem ser resolvidas, mas como dependem de um acompanhamento mais intenso o dono deve fazê-lo, aliás sempre tem muito mais exito nesses casos.

O adestrador pode sim servir como consultor, e como treinador do dono e não do cão, ajudar dando exemplos práticos e acompanhar a evolução da correção de comportamentos indesejados

Sobe